O Facebook é a rede social que mais cresce em número de usuários ativos anualmente e em setembro de 2015, superava 1,5 bilhões de usuários ativos por mês e cerca de 1 bilhão registram acesso diário.
Diante de tamanha audiência, não resta dúvidas de que a rede social é uma grande aliada na divulgação de marcas e para que o seu negócio não fique fora dessa, preparamos algumas dicas de como divulgar uma marca no Facebook.
Criando a Fan Page
A criação da Fan Page é o primeiro passo para a construção de um relacionamento mais próximo com o cliente em potencial. Então, mãos a obra! A opção de criação aparece no menu do seu perfil, localizado no canto superior direito. Após selecionar a opção Criar Página, é só seguir escolhendo as opções que estejam de acordo com a área de atuação do seu negócio.
Capriche no momento de descrever a empresa e utilize palavras-chave que remetam ao seu negócio e ajudem na visibilidade.
A Fan Page oferece recursos para visualizar diversas informações sobre o tráfego e não permite enviar solicitações de amizade, mas possibilita que os usuários curtam a página e comecem a seguir as publicações.
Produzindo o conteúdo
Sem dúvida o material postado será o grande responsável por impulsionar a divulgação da marca. É através das publicações que você maximiza as possibilidades de conseguir curtidas, comentários e compartilhamentos — aumentando a visibilidade da marca e, consequente, amplificando as suas chances de conversão.
Mas, o que devo postar? É fundamental oferecer em cada publicação conteúdo de qualidade, rico em informações e de real interesse do público alvo. Sendo assim, primeiro conheça o seu cliente em potencial. Pesquise sobre quais são os seus interesses e qual linguagem ele utiliza. Pense como ele! O que, como consumidor do seu produto, você gostaria de ver publicado? Um praticante de musculação quer saber como conseguir o máximo de desempenho nos treinos, após consumir o seu suplemento, por exemplo? Mas é claro que sim!
Ou seja, oferecer conteúdo relevante é o caminho para conseguir o engajamento do cliente com a sua marca.
Investindo em Facebook Ads e Vídeo Ads
Após o alinhamento do conteúdo a ser publicado e também da definição do calendário de postagens — a frequência é importantíssima! — é hora de aproveitar as ferramentas que o Facebook Ads oferece para criar campanhas de divulgação do conteúdo da sua Fan Page, anúncios sobre produto ou promoções, ou levar o seu público alvo até o site da empresa. A segmentação é o trunfo dessa ferramenta, que possibilita alcançar o seu cliente em potencial de forma certeira.
Já o Facebook Vídeo Ads alcança o seu cliente através de vídeos. Estes podem ser institucionais, educativos, “como fazer”, curiosidades da marca, como o produto é produzido e por aí vai.
Você sabia que mais de 8 bilhões de vídeos são visualizados diariamente no Facebook? Olha a oportunidade!
Em ambos, o orçamento da campanha é estipulado por você, que define o quanto pode investir em publicidade online por mês – em conformidade com o seu bolso – e pagará somente se o anúncio for visualizado.
Agora que já sabe como divulgar uma marca…
Veja abaixo quais são os erros mais comuns praticados pelas empresas e evite-os!
- Publicações demais ou de menos: não seja o chato que inunda a timeline das pessoas, mas também não caia no esquecimento do cliente. Use o bom senso.
- Menos conteúdo promocional e mais conteúdo relevante: as pessoas preferem ver conteúdos interessantes em vez de propaganda pura e simples. Use a criatividade!
- Não publique imagens em alta qualidade: lembre-se que muitos usuários acessam as redes sociais pelo smartphone, dependendo muitas vezes da internet 3G e seu plano de dados.
- Responda às mensagens recebidas por inbox: não deixe nenhum cliente sem resposta — responda inclusive aos comentários. Ah, e nunca apague uma crítica ou reclamação. As críticas são importantes para ajustar o que pode estar errado. Ouça o cliente e responda com cuidado.
Agora, mãos à obra! Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre o assunto, ou queria compartilhar alguma experiência sobre como divulgar uma marca no Facebook, fale com a gente nos comentários!
Roberto Pinheiro – Fotografo e Web design
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Nosso CEO Roberto Pinheiro, possui mais de 20 anos de experiência em grandes, pequenas e médias empresas e entende que Marketing Digital só faz sentido se estiver amparado em um plano estratégico, metas bem definidas e resultados mensuráveis. |