5 dicas incríveis de e-mail marketing para e-commerce

Dicas de Marketing

O e-mail marketing é um dos canais mais eficientes para gerar conversões e fidelizar clientes em lojas virtuais. Apesar de parecer fácil, criar e executar esse tipo de campanha requer o conhecimento de boas práticas de marketing, uma estratégia bem definida, um conteúdo altamente atrativo e um conhecimento profundo do seu público-alvo.

Confira a seguir cinco dicas de e-mail marketing para e-commerce que te ajudarão a transformar essa ferramenta em uma estratégia de vendas de sucesso:

A primeira impressão é a que fica

Imagine a quantidade de e-mails cheios de informações e propagandas que os seus clientes recebem todos os dias. A chance de o seu e-mail sequer ser aberto já começa baixa. Por isso, pensar em um título atrativo e criativo é de extrema importância para que o e-mail markerting destaque-se na caixa de entrada. Um bom título aumenta as chances de o e-mail ser aberto. Existem algumas estratégias para isso, como mexer com a curiosidade do seu cliente, tentar ser o mais pessoal possível ou criar um senso de urgência. Tudo isso, claro, sem ser agressivo e com o máximo de moderação possível.

Conteúdo é rei!

Agora que o seu cliente abriu o e-mail, você precisa fazer com que o seu conteúdo seja lido e, principalmente, que o botão de call-to-action seja clicado. Mandar e-mails marketing para os seus clientes só por mandar não irá gerar nenhum retorno: pelo contrário, seu remetente pode ser colocado na lista de spam e você ainda pode receber muitos pedidos de descadastro.

Criar promoções atrativas e relevantes para seus clientes é muito importante, mas não é só isso que irá mantê-los interessados. Dedique um tempo para entender quais tipos de mensagens são relevantes para o seu público. Se você vende cosméticos, por exemplo, que tal dar algumas dicas de cuidados com a pele?

Também é importante pensar em chamadas atrativas e textos curtos e de fácil entendimento. Se quiser desenvolver um pouco mais o conteúdo, considere em direcionar o cliente para uma página específica em seu site.

Cuidado para não exagerar

Tome muito cuidado para não exagerar na frequência de e-mails e incomodar seus clientes. Fazer diversos disparos no mesmo dia é desagradável e pode irritar as pessoas. Também vale analisar se é necessário enviar e-mails todos os dias ou se o ideal seria dar um intervalo maior entre as mensagens. O inverso também pode prejudicar sua estratégia: não fique muito tempo sem se comunicar com o seu público, lembre-se de que a chave aqui é manter um relacionamento.

Conheça bem o seu público

Tudo começa com um mailing. Disponibilize no site do seu e-commerce uma forma de cadastro para os interessados que quiserem receber os e-mails da loja e tente segmentar essa lista da melhor forma possível. Esse é um trabalho constante, uma vez que é possível colher e analisar informações conforme a resposta do cliente aos e-mails e até mesmo os hábitos de compra no site. Isso permitirá que você consiga direcionar a melhor comunicação para cada público. Algumas pessoas possuem mais interesse em promoções, outras em lançamentos e outras em conteúdo. Conhecer bem quem receberá a mensagem já é um grande passo para uma campanha de e-mail marketing de sucesso.

Automatizar, testar e analisar

Automatizar as campanhas de e-mail marketing gera o benefício de ter mais tempo para analisar resultados e traçar novas estratégias. Isso também possibilita que sejam feitos testes A/B com peças e mensagens diferentes e você obtenha valiosas informações sobre qual a estratégica mais eficiente para o seu negócio. E, claro, nunca deixe de mensurar os resultados e acompanhar os indicadores de performance. São eles que te dirão o que está dando certo e o que precisa ser reavaliado.

É importante destacar que todas as etapas de planejamento são essenciais para uma campanha de e-mail marketing de sucesso. O ideal é procurar um parceiro que tenha experiência nesse tipo de ação e que poderá te orientar com as estratégias e práticas adequadas.

Ficou com alguma dúvida? Tem alguma experiência com esse tipo de ação que deu muito certo (ou nem tanto)? Compartilhe com a gente nos comentários!

 

Roberto Pinheiro – Fotografo e Web design

🌐 Siga-me nas redes sociais:

Youtube

✅  Instagram

✅  Facebook

 Linkedin

WhatsApp

www.robertopinheiro.com.br

✅ Contato Comercial
📧roberto@robertopinheiro.com.br

#fotografia #natureza #riodejaneiro #artedefotografar #robertopinheirofotografia #criacaodesites #marketingdigital #casamentos #cultura #arte #hoteis #turismoemniteroi  #euamoniteroi #econiteroi #NossaNiterói #eusoudeniteroi  #rioconectado #niteroiemfoto #somostodosniteroi #GuiadeNiteroi #regiaooceanica

 

Roberto Pinheiro MARKETING e FOTOGRAFIA

Nosso CEO Roberto Pinheiro, possui mais de 20 anos de experiência em grandes, pequenas e médias empresas e entende que Marketing Digital só faz sentido se estiver amparado em um plano estratégico, metas bem definidas e resultados mensuráveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *